terça-feira, 7 de março de 2017

Literatura - Resenha do Livro "Um Porto Seguro"


Tão bom segura um livro e admirar uma bela vista
(cidade de Guarujá, em São Paulo)
(Imagem: Arquivo Pessoal).
Resenha: Segundo livro que leio do Nicholas Sparks, Um Porto Seguro foi minha segunda leitura deste ano. A história se passa em uma pequena cidade do litoral da Carolina do Norte, extremo leste dos Estados Unidos. Narra-se, em primeiro momento, a vida de Katie, uma mulher que chegou a poucos meses na pequena cidade para iniciar uma nova etapa de sua vida. Ela trabalha em um tradicional restaurante que se chama Ivan's, com este emprego conseguiu se adaptar bem no local, alugando uma pequena casa em uma região mais afastada.

Alex, um rapaz que já vivera um casamento ao lado de sua falecida mulher, Carly, é dono de uma mercearia e possui uma vida tranquila ao lado de seus dois filhos, Kristen e Josh. Katie, às vezes, vai até a mercearia de Alex para fazer suas compras. Aos poucos, desperta-se no coração dos dois um sentimento de afeição. Porém há impasses que impedem deles simplesmente se aterem a encontros e se conhecerem melhor. Alex que perdera sua esposa devido a uma doença que a acometera se sentia meio perdido com essa situação, mas consciente de estar alimentando algum sentimento pela mulher. Já Katie, em muitos momentos se sente em dúvida, pois, há algo em seu passado que lhe assombra. 

Katie que não se relacionava com ninguém na nova cidade certo dia se vê conversando com sua mais nova vizinha. Seu nome era Jo, muito simpática e amiga, ela passou a frequentar a casa de Katie e cada vez mais as duas se aproximavam. Jo, torna-se uma verdadeira conselheira de sua vizinha. Ensinamentos relevantes que fazem de Katie tomar novos rumos para sua vida, os quais, antes, nem passara por sua cabeça vivenciá-los.

 Meu livro próximo a conchas, lembrando que a história se passa no litoral dos Estados Unidos (Imagem: Arquivo Pessoal).

Com o passar dos capítulos é possível desvendar detalhes da trama que fora construída por Sparks. Há uma abordagem de um importante tema que pode ser discutido em um livro que é a violência contra a mulher. Katie é mais uma vítima da opressão do homem, seu passado não lhe traz lembranças boas e tudo que ela mais quer é se ver livre dessa opressão. Como diz o slogan do livro, o amor é o único refúgio. 

A narração é em terceira pessoa e possui aquela dinâmica comum a muitos livros, em que cada capítulo pode focar a vida ou momentos de determinada personagem ou personagens. A trama se consolida bem, às vezes um pouco tediosa, mas em determinados momentos há uma surpresa ou acontecimento que possa instigar o leitor. Com este livro podemos nos deparar com pessoas que lidam com certas dificuldades e depreender de que maneira o amor se coloca como a saída dessas angústias. Com cenas clichês e um toque de abordagem crítica, Um Porto Seguro não é de todo aquele comum livro de romance que costumamos ler, ele possui uma peculiaridade, que faz desta obra algo especial.
Capa do livro (que é a mesma do filme)
(Imagem: Rep. / Saraiva).

 Avaliação do blog de "Um Porto Seguro":


Enredo: 8,9
Linguagem: 8,8
Personagens: 8,3
Criatividade narrativa: 8,5
Capa: 8,7

Média: 8,6




Por Lucas Afonso de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...