sexta-feira, 10 de março de 2017

Literatura - Resenha do Livro "Harry Potter e a Pedra Filosofal"

Meu livro disposto em uma cama, a qual possui uma capa que achei que
combinou com a imagem da capa do livro (Imagem: Arquivo pessoal).
Resenha: Depois de muito tempo após ter comprado toda a coleção de uma das séries de fantasia mais famosa do mundo, Harry Potter, aqui estou com a resenha do primeiro livro, Harry Potter e a Pedra Filosofal. A história começa a ser contada na Rua dos Alfeneiros, mais precisamente na casa de número 4. Lá mora uma família tradicional, os Dursley, e certo dia eles se deparam com um bebê na porta da casa. 

Harry Potter, o garoto que foi deixado na casa do casal, que na realidade eram seus tios, Válter e Petúnia, cresceu e já estava com dez anos de idade. Com uma vida complicada devido a implicância dos tios e de seu primo, Duda, o jovem praticamente não se divertia. Certa vez chegou até a casa uma carta que estava destinada a Harry, isso casou uma grande preocupação aos tios, pois, ele nunca recebera uma carta e pelo que tudo indicava aquela vinha de um lugar especial, que lembrava Lilian, a irmã de Petúnia, mãe de Potter.

Mas, Válter temeroso não permite que seu sobrinho leia a carta. Só que eles não ficam em paz, porque dezenas de cartas como aquela passam a chegar na casa de número 4. Assim, eles decidem viajar para um lugar que pudessem não receber as cartas. Após algumas tentativas, vão parar em um casebre no meio do oceano. Era noite de aniversário do Harry, faria 11 anos, e como sempre, provavelmente, não receberia comemoração, pois, seus tios e seu primo pouco importavam com ele. Porém, algo de estranho aconteceu aquela noite. Um homem gigantesco com cabelos e barbas grandes entrou no recinto assustando a todos.

Hagrid, fora buscar Harry, que foi convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sendo que este convite era o conteúdo da carta que havia atormentado os tios. Mas, tudo isso lhe casou um grande estranhamento, indagou-se se realmente existiriam bruxas e bruxos em seu mundo. Quem estava mais perdido ainda era Hagrid que ficou muito bravo com Válter e Petúnia por não terem contato toda a verdadeira história sobre a vida de Harry e o que aconteceu com seus pais há onze anos atrás.

Com isso, Harry conhece toda a realidade na qual ele estava inserido. Seus pais haviam sido assassinados por um bruxo muito perigoso, que se chama Lorde Voldemort, mas que todos nem mencionavam o nome dele após o ocorrido, intitulando-o de Você-Sabe-Quem ou Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado. Na noite da morte de Lilian e Thiago Potter, pais de Harry, Lorde Voltemort ao lançar um feitiço em Harry não conseguiu matar o garoto apenas lhe deixou uma cicatriz em forma de raio em sua testa. Por incrível que pareça o tal bruxo maligno perdera muito de seu poder, alguns acreditam que ele tenha morrido, já outros creem que apenas esteja se escondendo.

O beco diagonal é uma dos ambientes destaques do início do primeiro livro
(Arquivo pessoal).
A vida do pequeno e famoso bruxo Harry Potter mudara completamente. Em um dia estava junto com seus tios trouxas (a denominação trouxa se dá a quem que não nasce bruxa ou bruxo), no outro soube que estava indo estudar em uma das maiores escolas de bruxaria do mundo e que era famoso por ter sobrevivido a um ataque de magia negra. Hagrid, que é o guarda-caça de Hogwarts, foi um grande companheiro e lhe dera várias informações para que Harry pudesse se adentrar da melhor maneira em sua nova vida.

Harry conhece Hermione Granger e Rony Weasley, os quais se tornam grandes amigos de Potter. Até então o jovem da cicatriz nunca se relacionara amigavelmente com outra pessoa, e os dois foram essenciais para essa fase de Harry. Hermione é uma jovem filha de pais em que um era trouxa e outro bruxo, e era muito dedicada nos estudos. Rony Weasley, possui uma grande família, sendo que três de seus irmãos estudam em Hogwarts, os gêmeos Fred e Jorge e Percy, um jovem aplicado que seguira o exemplos dos outros dois irmãos, Carlinhos e Gui, que já se formaram como bruxos. Havia também Gina, a mais nova da Sra. e Sr. Weasley.

No primeiro livro da série, o leitor será apresentado à dinâmica do ano letivo em Hogwarts. As disciplinas em que os estudantes são submetidos, às restrições e regras da escola, aos ambientes do grande e mágico castelo que servia como academia dos bruxos, ao quadribol, que é o esporte de bruxos mais famoso, à floresta proibida, às quatro casas que dividem as alunas e os alunos, sendo elas Grifinória, Lufa Lufa, Corvinal e Sonserina, e também, a Alvo Dumbledore, o diretor de Hogwarts. Ou seja, a autora J. K. Rowling soube muito bem estruturar toda uma criação mágica e fantasiosa e criar um mundo de bruxas e bruxos que é extremamente maravilhoso e engenhoso.

O filme deste livro, que recebe o mesmo nome, estreou no Brasil em novembro de 2001 e foi um sucesso de bilheteria com mais de US$900 milhões de dólares. Já o vi várias vezes e foi muito bom poder ler a história que deu origem ao longa que fora protagonizado por Daniel Radcliffe (Harry Potter), Ema Watson (Hermione Granger) e Rupert Grint (Rony Weasley). A trama contida neste livro é bem construída, nos introduz ao universo de Rownling e nos diz para que Harry Potter veio. O livro possui alguns pequenos detalhes dissonantes do filme, mas este longa segue fiel à primeira obra literária.

Estou muitíssimo feliz de publicar esta resenha no blog. Harry Potter é uma das minhas grandes paixões, e estar lendo os livros da série (depois de muito tempo), está sendo incrível! Espero que gostem, pois, nos próximos dias vocês poderão conferir as resenhas dos outros seis livros da história do bruxo mais famoso. Fiquem à vontade para comentar o que acharam da resenha ou mesmo a opinião de vocês em relação ao livro. Abraços!

Capa do livro (Imagem: Rep. / JuLund).

 Avaliação do blog de "Harry Potter e a Pedra Filosofal":


Enredo: 8,6
Linguagem: 9,3
Personagens: 9
Criatividade narrativa: 9,2
Capa: 9,4

Média: 9,1




Por Lucas Afonso de Souza


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...