terça-feira, 14 de março de 2017

Dicas - Estudando para o ENEM - Traçando objetivos

(Imagem: Reprodução / Blog do NEAF).
Olá pessoal! Decidi publicar para quem esteja se preparando para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) uma série de posts que irão dar dicas de estudos e de como organizá-los perante a esse grande desafio a que serão submetidos nos dias do exame. Fiz o ENEM nos anos de 2013, 2014 e 2015, sendo este último o qual consegui a minha aprovação no curso de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás (UFG) pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Estudei sozinho e também na companhia de um amigo que dividia quarto comigo quando estudava e morava no Instituto Federal Goiano, e para mim, essa fase foi de grande proveito.

Neste primeiro post me dedicarei a apresentar o que é essencial para conquistar o que almeja e as ações primordiais para se obter o resultado desejado, ao meu ver. Primeiramente, você tem que autoafirmar suas convicções e suas metas, saber o seu objetivo principal é o primeiro passo para dar início a essa jornada que é composta por dificuldades, percalços e por tentativas falhas. Mas, saibam que, tentar métodos, tentar estilos de estudos, são formas de se arriscar a começar a estudar para um exame, e isso é essencial para que possamos perceber os nossos erros e também, é claro, os nossos acertos.

Lembrando que as minhas dicas, a maioria, basearão-se na perspectiva de se estudar sozinho ou na companhia de amigos/colegas, não somente quando se está fazendo um cursinho preparatório. Ter a iniciativa de estudar para um exame como é o ENEM, sozinho, é encarar a responsabilidade de seus ideais, de suas práticas e de provar a sua capacidade perante uma imensidão de fatores que podem prejudicar sua atenção e foco no período de estudos. Na minha opinião, manter o foco e deixar a preguiça de lado são as mais recorrentes dificuldades para quem estuda para o ENEM.

(Imagem: Reprodução / Blog Pra-Saber Pra-valer).

Ter em mente o que quer, é estar ciente de seu objetivo. Por exemplo, se você quer cursar Engenharia Mecânica ou Geografia, irá organizar suas ideias conforme a demanda que cada curso necessita. Isto é, é preciso também levar em consideração o nível de dificuldade de ser aprovado ou a concorrência, porém, não se ater somente a isso. Sobretudo, é necessário organizar os diferentes objetivos que poderá ter neste processo. A seguir, listei três tipos de objetivos, os quais, considero interessantes de se analisar:

Objetivo principal: ter em mente qual o curso que queira cursar; se não o tiver, separar possibilidades a partir das áreas de estudo de seu interesse; caso tiver mais de uma opção de curso, estar ciente das mesmas e destacar os principais fatores que a/o levou a querer a cada uma das opções desejadas.

Objetivo de estudo geral: idealizar, fazendo as devidas anotações para organizar suas ideias da maneira que possa compreender aquilo que anotou, discorrendo neste papel de que forma quer estudar para atingir os resultados esperados. Exemplo: "quero cursar Biomedicina (objetivo principal), portanto, irei estudar desta maneira - aqui se aplica a sua organização de estudo, de uma forma mais geral, anotando quais dias quer estudar e qual carga horária irá separar para tais atividades, entre outras informações que julgue ser do âmbito mais geral -.

Objetivo de estudo específico: organizar o que irá ser estudado a cada dia; depreender todas as suas limitações, adequando os seus estudos às outras obrigações e atividades que possui. A especificidade aqui diz a respeito ao que irá fazer a cada momento de estudo que você terá no dia. Qual será a ocupação de cada dia. Pretendo escrever em um outro post algumas dicas do que ser estudado mais especificamente.

A partir das próximas publicações estarei destrinchando mais o que quero passar a vocês. Também, pretendo fazer pesquisas e mesclar os métodos de estudos e melhores formas de estudar para que possam ser mais consolidadas as minhas dicas nesta coluna.

Fiquem à vontade para comentar! Agradeço a visita de vocês, até a próxima!

Por Lucas Afonso de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...