terça-feira, 3 de maio de 2016

Minhas Redações - Redação 07

Tema: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?

Título: Votar: uma escolha, um destino.


Imagem de pessoas reivindicando as "Diretas Já" (Fonte).
A história do Brasil é constituída por memórias intensamente relevantes a todos desta nação. Foram lutas, batalhas, desafios e vitórias para muitos que viveram e morreram para construir o país de hoje. Dentre as incessantes buscas que a população se movimentou contra o abuso de poder, está o direito do voto, a almejada democracia.

O período da Ditadura Militar, 1964 a 1985, foi uma recessão a sociedade brasileira no quesito de participação política. Os ditadores eram militantes que censuravam, agrediam e repreendiam a liberdade de expressão, tão pouco, a liberdade de opinar politicamente. Porém, com o término deste golpe, os brasileiros conseguiram e passaram a votar, a escolher representantes que conduzissem a nação brasileira.


Outra vitória nacional e principalmente das mulheres, foi o direito do voto feminino (Fonte).

Esta conquista, em mérito a todo esforço e empenho, deve ser refletida seriamente. Votar, é antes de tudo, uma ação em respeito aos que foram humilhados e mortos por esta vitória. É um ato de garantir o que é direito do povo e dever dos políticos. Por isso, deve-se pesquisar e estudar a respeito do trabalho de cada governante e partido, para então, haver uma produção de argumentos e opiniões mais concretas em relação ao político escolhido.

Fonte: www.rankbrasil.com.br
É entristecedor observar que muitos não possuem um pensamento como este, e levam a política e o voto como assunto e atitudes sem importância. Desrespeito e falta de responsabilidade. Os cidadãos precisam compreender que, por mais da existência de corrupção no cenário nacional, o voto é uma oportunidade para haver melhorias, e se não as obtiverem, a movimentação social em prol dos direitos civis são imprenscidíveis.

Por conseguinte, a consciência é um fator chave no momento de escolher, de votar. Sem ligações de amizade, de capital. A necessidade se baseia em haver escolhas coerentes, que se resultaram de estudos e pesquisas dos próprios cidadãos. Só assim, transformações desejadas poderão ser efetivadas. Um fruto do aprendizado do voto. A concretização de votantes responsáveis e que entendem seus deveres e direitos.


Tema de Redação proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2002.

Autor: Lucas Afonso de Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...