terça-feira, 12 de abril de 2016

Literatura - Resenha do Livro "O Teorema Katherine"

Sinopse: Após seu mais recente e traumático pé na bunda - o décimo nono de sua ainda jovem vida, todos perpetrados por namoradas de nome Katherine - Colin Singleton resolve cair na estrada. Dirigindo o Rabecão de Satã, com seu caderninho de anotações no bolso e o melhor amigo no carona, o ex-criança prodígio, viciado em anagramas e PhD em levar o fora, descobre sua verdadeira missão: elaborar e comprovar o Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines, que tornará possível antever, através da linguagem universal da matemática, o desfecho de qualquer relacionamento antes mesmo que as duas pessoas se conheçam.
Uma descoberta que vai entrar para a história, vai vingar séculos de injusta vantagem entre Terminantes e Terminados e, enfim, elevará Colin Singleton diretamente ao distinto posto de gênio da humanidade. Também, é claro, vai ajudá-lo a reconquistar sua garota. Ou, pelo menos, é isso o que ele espera.

Resenha: Colin Singleton é um rapaz jovem, 17 anos, morador da grande cidade estadunidense Chicago. Possui uma vida tradicional, é caseiro, pais normais e um único amigo, árabe islâmico, de nome Hassan. É considerado um garoto prodígio, extremamente inteligente, e que tem um dom, de ser muito bom em construir e resolver anagramas. Até aí nada fora do comum em Colin, tirando a pare dele ser indiscutivelmente expert em anagramas.

Há algo em Colin que foge do padrão de outro jovens de sua idade. Ele já se relacionou com dezenove meninas. Em relação a quantidade de namoradas nada em incomum, pois, hoje em dia é super normal haver relacionamentos não duradouros e consequentemente, pessoas já terem namorado com várias outras. Entretanto, Colin Singleton namorou dezenove jovens todas chamadas Katherines, isso mesmo, todas com as seguintes letras no nome: K-A-T-H-E-R-I-N-E.

Na foto, o escritor do livro, John Green.
O que assola a vida deste prodígio é o fato de todas elas terem terminado com ele. E isso, o aflige de maneira intensa, fazendo com que ele mantenha uma constante dúvida para com a sua pessoa. Ele passa a denominar as ex-namoradas de "Katherine I", "Katherine II", e assim por diante. Hassan é um grande amigo do rapaz, sempre está ao lado de Colin para ouvir suas lamentações quando leva mais um fora de outra Katherine.

No início da história, John Green (autor da obra), descreve algumas situações em que o protagonista vivencia. Colin, em toda a sua infância foi um garoto obediente e muito estudioso, desde cedo ele estudava assuntos e temas de adultos e alimentava uma paixão pela linguística. Paixão esta, que permaneceu em sua vida até o momento atual do livro. Ele é um verdadeiro amante de línguas, poliglota, que é fluente em nada mais nada menos do que onze idiomas. Possui, juntamente com Hassan, uma mania de falar palavras estranhas para substituir outras, e claro, conversar em outras línguas perto de pessoas que não saibam falar o idioma.

Após o décimo nono fora de sua vida, Colin, mais uma vez, encontra-se abalado e angustiado pelo término do último namoro. Os pais, mais uma vez, ficam preocupados com o filho. Mas, é neste momento que a vida de Singleton passar por uma mudança abrupta. Ele e o seu fiel companheiro, Hassan, saem juntos em uma louca e divertidíssima aventura no interior dos Estados Unidos. Pilotando o carro de apelido "Rabecão de Satã", eles viajam no verão após se formarem no ensino médio.

O propósito inicial era sair sem um destino certo, mas, tudo muda quando ambos veem uma boa oportunidade numa parada, eles iriam conhecer o mausoléu do arquiduque Francisco Ferdinando, o mesmo que foi assassinado em 1914 e, com isso ter eclodido à Primeira Guerra Mundial. Conheceram nesta nova jornada a caipira mais legal que poderiam conhecer, a Lindsey Lee Wells. Uma garota animada, que trabalha ajudando sua mãe, Hollis Wells, como guia e na Mercearia Gutshot.

Gutshot, uma cidadezinha do interior do Tennessee, foi uma experiência inesquecível para estes dois. Com uma proposta de trabalho que os remuneravam com 500 dólares semanais, decidem ficar mais tempo neste lugar. Em Gutshot, Colin tem um momento eureka (quando se descobri algo inovador), ele pensou que poderia ser possível prever os relacionamentos amorosos através de um teorema matemático, partindo logicamente de suas experiências, e assim o Teorema recebeu o seguinte título: Teorema Fundamental da Previsibilidade das Katherines.

A partir daí, ele passa a focar tanto nos trabalhos do Teorema, quanto no trabalho dado por Hollis, de entrevistar membros atuais e antigos da empresa da família Wells, com a finalidade de arquivar as diversas e ricas histórias dessas humildes pessoas.

As aventuras no interior, as constantes pesquisas e estudos do Teorema de Colin Singleton e as histórias antigas contadas pelos membros da empresa de Hollis são presentes no decorrer da leitura deste livro. Singleton, mostra-se cada vez mais inteligente, todavia, ocorre alguns problemas quanto a sua relação com seu amigo Hassan. Apesar de serem parecidos em muitas coisas, Hassan crê que Colin não se importa o bastante com o amigo e o caracteriza como egocêntrico.

O livro irá transmitir também uma moral muito interessante, o fato da relevância que cada indivíduo possui na vida, O sonho de Colin desde que entendera por gente é ser importante para a humanidade, é fazer algo que desse um retorno relevante a todos. Porém, no final, com a ajuda de Lindsey ele reconhe o correto a ser feito e ser seguido.

Será que Colin desvendará a previsão de relacionamento entre duas pessoas através da matemática? Vale muito a pena conferir este romance matemático, no qual conta com a presença de um apêndice excelente escrito por um professor de matemática dos EUA, que explicará profissionalmente o teorema abordado na obra literária. O livro é divertido, engraçado, muito bacana e envolvente. Conheça os segredos e as peculiaridades em se relacionar com Katherines, em "O Teorema Katherine".

Comentem o que acharam da resenha e para quem leu o livro, a opinião em relação a ele. Aguardo a visita de todos nos próximos posts. Siga-me no Twitter (@comlucasafonso) para ficarem por dentro das novidades do Blog. Até a próxima!


Por Lucas Afonso de Souza.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...