terça-feira, 11 de agosto de 2015

Minhas Redações - Redação 01

Olá leitores, 

Na coluna "Minhas Redações" irei publicar as minhas produções textuais que já fiz e que faço no decorrer da minha vida. São redações de vestibulares, temas populares e principalmente as do ENEM. Gostaria de ajudar também a quem quer se aperfeiçoar na produção de um texto, com o pouquíssimo que sei. E também, é claro, de receber comentários construtivos dando dicas para eu melhorar em algo que não fiz bem em um texto meu, será muito bom receber sugestões e críticas construtivas. Espero todos acompanhando a coluna "Minhas Redações" aqui no "Com Lucas Afonso", como também as outras colunas e os demais posts do meu Blog. Abaixo confira minha primeira redação da coluna:


Tema: A violência na sociedade brasileira: como mudar a regra do jogo?

Título: Valorização da vida: um caminho contrário à violência.


Já iniciou-se há algum tempo algo que preocupa a população brasileira, a questão da violência no meio social. A qual é responsável por colocar em risco a vida de milhares brasileiros e que deve ser dinamizada o quanto antes para que a mesma não destrua mais famílias.

Quando entra em discussão o assunto sobre violência no meio social é abordado todos os elementos que gera a negligência e atrocidades violentas como roubos/assaltos, abuso sexual, mal tratamento perante às mulheres, homens, às crianças ou até mesmo aos animais, entre outros problemas. Ou seja, são casos que envolvem as relações humanas e estão intimamente ligados ao ânimo do ser humano.

O investimento nesta área ocorrem, todavia não da maneira correta. Pois ao relacionar esta problemática com os dados sobre as altas verbas governamentais que o setor da segurança recebe, é possível observar que mesmo assim há a continuidade da ocorrência de vítimas desta violência. As mesmas que aumentam gradativamente, o que acarreta no quadro mais crítico e se tornando algo comum em todo o território nacional.

Gerar meios eficazes para a conscientização dos infratores é preciso, porém além disto é de extrema importância qualificar a fiscalização e aprimorar as punições devidas às pessoas que violentam ou que permite de outra forma a continuidade desta triste realidade. Instruir, educar e orientar os jovens quanto à este assunto, é fundamental, a fim de que os mesmos não pratiquem atitudes desumanas e errôneas como vem acontecendo.

O que não é permitido é que a progressão de forma rápida desta devastação que a violência causa, continue ocorrendo. Falta humanidade e compaixão no ser que faz disto, algo corriqueiro e normal a sua vida. É necessário então o movimento da sociedade contra esta crueldade, defendendo o direito à segurança de fato e à valorização da vida humana.


Tema proposto pelo Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) - Edição 2003.

Autor da Redação: Lucas Afonso de Souza.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...