quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Literatura - Resenha do Livro "Caixa de Pássaros"

Sinopse: Romance de estréia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Resenha: Primeiramente eu gostaria de dizer que "Caixa de Pássaros" foi minha segunda experiência lendo terror. Assim como a minha primeira oportunidade de ler este gênero, na qual li a história de Ben Simons em "Horror na Colina de Darrington" do querido Marcus Vinicius, gostei imensamente do terror na literatura com essa obra.

Josh Malerman soube muito bem estruturar toda a constituição deste enredo. Primeiramente começa no presente, mostrando Malorie e seus dois filhos em uma casa, e que todos eles vivem vendados, o motivo o leitor não saberá até a narrativa passar para o passado. Quando o passado entra em cena, ocorrerá o esclarecimento de diversas dúvidas que surgiram no decorrer das primeiras páginas de leitura, assim será explicado o porquê do uso das vendas pelas pessoas.

Toda a estória gira em torno de um mal desconhecido que matou diversas pessoas em vários lugares diferentes, e a única informação que a população possui deste, é que o mesmo não pode ser visto. No passado, quando Malorie perde recentemente a sua irmã por esta "aberração", grávida, ela se muda para outro local, o qual descobriu ao ver o anúncio no jornal. Lá ela conhece outras pessoas, e juntos eles terão que sobreviver neste mundo que se encontra obscuro depois dos infelizes ocorridos.

Assim, durante toda a narração, o autor descreve os entraves, dificuldades, conversas e momentos vivenciados por este grupo. E também há alternamento entre o passado e o presente. No tempo atual Malorie e seus filhos decidem ir para algum lugar, este mencionado por Tom, um amigo que conheceu ainda grávida (contado no passado), para isso terão que ir pelo rio, e passarão pelo intenso medo de serem pegos por algo, assim Malorie premeditadamente treinou os filhos de apenas quatro anos muito bem para aperfeiçoar o sentido da audição deles, ajudando a Malorie a chegar no destino.

Então leitores, fica aí uma indicação de leitura para quem curti terror e suspense. Particularmente gostei do livro, pois realmente ele provoca medo e tensão à pessoa que está lendo, e instiga o leitor a continuar acompanhado até o final. Não esperem muito do final do livro, pois para alguns ele deixou a desejar, no meu caso digo isso em partes, pois gosto de finais enigmáticos e que deixam um parênteses em aberto, proporcionando ao leitor o uso da sua imaginação do que viria a acontecer.


Por Lucas Afonso de Souza.


2 comentários:

  1. Oi!
    Sou eu de novo por aqui.
    Também já li Caixa de Pássaros, e ainda não sei bem como falar sobre o quanto esse livro me fascinou. Dei ele de presente pro meu namorado, mas assim que ele leu, corri pra ler também, porque ele falou tanto sobre a história que eu já não aguentava mais de tanta curiosidade. Alguns dias depois, estávamos os dois falando o tempo todo sobre o que achamos.
    Senti muito medo com tudo, principalmente com a ideia de que o perigo era algo que ninguém podia ver, e ninguém compreendia. Amei o livro!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...