segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Dicas - Estudos através da Internet

Olá leitores,

Nesta segunda preparo a vocês algumas dicas para quem quer estudar pela Internet, seja para um vestibular qualquer ou mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Eu estou no terceiro e último ano do Ensino Médio, e sei muito bem o que se passa na cabeça de nós estudantes que irão concluir esta fase de estudos este ano, a ansiedade de poder se dar bem em uma prova para concorrer a altura da vaga que se almeja.

Eu li em um site, algumas dicas de estudo pela Internet. Estas que eu acho, que podem auxiliar em seus estudos. Sigo-as, e creio que se todos seguissem as mesmas, o rendimento aumentará e as possibilidades de você conseguir se classificar em uma boa universidade aumentarão, facilitando a sua vida e o apaziguamento do receio em que sente quando pensa se irá ou não passar.

"Navegar pela internet, bater um papo com os amigos nas redes sociais, assistir a um filme, ouvir música, postar e curtir fotos, enfim o universo online é repleto de opções, mas pode ser um perigo para o vestibulando. Hoje em dia, as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, mas para quem está tentando passando no vestibular, essas horinhas de lazer devem ser controladas. O ideal é usar a internet a seu favor, explorando sites com conteúdos voltados para os estudos, site de notícias, resumos de livros na internet e muito mais. Ai vai algumas dicas de como se comportar diante dessa imensidão de possibilidades que há na internet.

  • Reserve um tempo para as banalidades

Isso vai muito da pessoa, pode ser antes ou depois dos estudos na internet. Se você é ansioso, e está curioso para dar uma espiadinha no seu Instagram, Facebook, Twitter, e etc, reserve 20 minutos antes de começar a estudar e se esbalde em suas redes sociais. Mas, o tempo deve ser cronometrado e assim que acabar você deve fechar tudo e se concentrar em seu objetivo.

  • Mentalize: Pai, afasta-me esse celular

Mexer no celular não é uma opção para o vestibulando que está estudando. Se você deixar o celular por perto não vai resistir quando o WhatsApp começar a apitar feito um louco. Muito menos, quando aparecer que alguém curtiu aquela foto que você postou. Então, celular não combina, de jeito nenhum, com estudos. Se sua mãe quiser falar com você te liga no fixo.

  • Acesse mais sites e portais de notícias do que seu Facebook

Ler jornais, acompanhar as notícias do Brasil e do mundo é mais que obrigação do vestibulando. Você deve estar atento a tudo que acontece. Por isso, reserve um tempo do seu dia para visitar sites e portais de notícias.

  • Assista web aulas

Sabe aquele conteúdo que você ficou em duvida ou não pode comparecer alguma aula da escola ou cursinho? Então, na internet tem tudo que você precisa. O Youtube é um grande aliado e deve ser usado sem moderação. Dedique um tempo do seu dia para relembrar assuntos através de aulas na internet.

  • Seja organizado 

Mesmo na internet é preciso de organização. Reserve um espaço para listar os sites que você mais acessa. Organize por conteúdo, matéria e tema. Defina um período específico para estudar na internet. E o mais importante, estudando em livros, cadernos, ou no computador, se concentre. Esqueça o mundo lá fora e mergulhe nesse mar de informações que usadas da maneira correta, só tendem a te ajudar."




Enfim, espero que quem irá prestar vestibular ou fazer o ENEM, siga essas dicas básicas e se organize a tempo. Não se esqueça, tenha em mente sempre a organização e o foco em seus estudos, para que eles possam resultar em um bom rendimento através de sua dedicação e esforço. Creio que virão mais dicas por aí, entre elas, estão sites e plataformas que recomendarei para os estudantes que estão a todo vapor treinando para as provas de ingresso do Ensino Superior.


Por Lucas Afonso de Souza.


Créditos: Vestibulando Ansioso (R7).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...